segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bacharelado em Física com ênfase em Física Computacional

13:42 - Por Unknown 0



Curso:
A Física é uma área do conhecimento que é base de inúmeros avanços tecnológicos. Além disto, a Física tem expandido suas fronteiras com seus profissionais atuando de forma intensa em áreas multidisciplinares com interfaces com a Biologia, Computação, Química, Mercado Financeiro,  Setores Produtivos, entre outras. Em todas estas áreas a computação exerce um papel cada vez mais relevante, de modo que associar conhecimentos de Física e Computação na formação de um profissional amplia os horizontes de atuação e perspectivas profissionais do mesmo..

Perfil do Profissional: 
Bacharel em Física com ênfase em Física Computacional terá formação sólida em Física, de modo que poderá atuar nas mesmas áreas do Bacharel em Física de formação tradicional. Isto, associado ao conhecimento avançado em técnicas computacionais diversificadas  e de alto desempenho, permitirá que este profissional esteja habilitado a atacar problemas físicos e aplicados complexos através de simulações e/ou modelagens computacionais.

Além das habilidades de um bacharel em Física, o profissional  de Física computacional poderá:
1. Simular/Modelar computacionalmente fenômenos  físicos a partir de conceitos e princípios gerais da física;
2. Tratar computacionalmente dados experimentais de forma a poder trabalhar em interfaces entre simulação / experimentação, habilitando-se ao desenvolvimento de novas tecnologias ou ao desempenho de funções em setores de produção tecnológica.
3.  Desenvolver atividades multidisciplinares entre a Física e diversas outras áreas, atuando em  diferentes setores da sociedade que necessitam modelagem e/ou simulação computacional como  em setores de produção tecnológica, no setor financeiro, entre outros.

Mercado de Trabalho:
O  mercado é crescente para o profissional em Física Computacional e vai desde a atuação acadêmica em universidades e institutos de pesquisa até setores produtivos tecnológicos e financeiros.
Exemplos:
-Atuação em universidades e institutos de pesquisa ceintífica básica ou aplicada nas áreas de física ou multidisciplinares. A Graduação em Física Computacinal prepara o aluno para  relaizar Mestrado e Doutorado nestas áreas;
- Atuação na indústria  automobilística, aeronútica e naval. Como? A simulação computacional pode ajudar no desenvolvimento de veículos de melhor performance aerodinâmica, enérgica  e  ecológica;
- Atuação em empresas fabricantes de softwares e games. Como? O conhecimento em Física pode levar um bom programador a produzir softwares que simulem fenômenos físcios ou pruduzir games mais próximos da realidade.
- Atuação em instituições financeiras. Como? Modelagem estatística de comportamento de consumidores, modelagem estatística de dados do mercado de ações. Esta é a chamada “econofísica”.
- Atuação em instituições de pesquisa em saúde pública. Como? Modelagem estatística da evolução de doenças infectocontagiosas,  modelagem da ação de vacinas para certas doenças virais.



Compartilhe esse post

0 comentários:

© 2014 Portal ICEx - DACL. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top