Diretório Acadêmico

O que é um Diretório Acadêmico?
Um Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um instituto de nível superior dentro de uma faculdade. Os mesmos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados do ponto de vista jurídico como associações civis. A relação que o Diretório Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

Onde fica e qual o horário de funcionamento do Diretório Acadêmico Cesar Lattes?
A nossa sala se localiza no Bloco C, no térreo, ao lado do elevador. Normalmente, funcionamos seguindo os horários descritos na tabela abaixo. Porém, eventualmente, podemos não estar presentes. Caso haja necessidade de contato conosco, marque uma reunião, através o email: dacl.icex@gmail.com


Horários sujeitos à mudanças



Objetivo
É com um enorme prazer que nós, do DACL, escrevemos. Queremos compartilhar com vocês por meio deste texto a nossa imensa vontade de mudança.

Lutamos por melhorias em uma UFF na qual possamos estudar e nos formar com competência. É necessária uma faculdade em que nós possamos ir a biblioteca e encontrar o livro procurado; onde os alunos possam se alimentar por um preço acessível e eles não precisem abandonar seus cursos ou seus sonhos por falta de renda.

Queremos construir uma UFF melhor, junto com vocês! Esperamos que neste período iniciado, nós possamos deixar de lado as rivalidades e perceber que, independente da visão política, o nosso objetivo enquanto estudantes deve ser melhorar a nossa Universidade.

Podemos ser mais flexíveis e suscetíveis a aceitar as idéias, levando a melhorias. Não é preciso olhar primeiro o partido por trás de algo ou ser totalmente contra a reitoria, como vem acontecendo. Ser moralista e ético é muito diferente de ser impassível.

Para quem pensa que o papel do estudante é apenas sentar-se em uma carteira de faculdade; ouvir atentamente os ensinamentos dos professores; fazer anotações sobre o conteúdo; ler livros, apostilas e tirar boas notas nas avaliações, não sabe da história completa. As Universidades não são apenas “laboratórios” para a formação de um profissional para o mercado de trabalho, mas sim o lugar em que o estudante começa a pensar de forma coletiva; compreender seus direitos e deveres; lutar por causas e fazer valer sua ideologia.

Não só de política vive o movimento estudantil. Quando é estabelecido um diálogo entre instituição e união de estudantes, muitas ações podem beneficiar os alunos, sem que fuja do foco principal, a Universidade.

Gostaríamos de praticar um exemplo de autogestão visando a democracia do grupo acadêmico, para maior liberdade de reclamar ao diretório ou mostrar os problemas enfrentados.

Somos uma só Universidade Federal Fluminense. Vamos nos orgulhar disso e trabalhar para que ela seja sempre nossa! Queremos que ao fim de nossa jornada, ao recebermos nosso canudo, tenhamos a plena certeza de estarmos formados com competência, com a possibilidade de sermos ótimos profissionais e pessoas melhores.

0 comentários:

© 2014 Portal ICEx - DACL. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top