segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bacharelado em Matemática com ênfase em Matemática Computacional

13:56 - Por Unknown 0



Curso:
Os objetivos do Curso de Matemática Computacional estão voltados para formação de matemáticos com formação sólida e atual em matemática pura e aplicada com conhecimentos avançados em métodos computacionais que o permitam tratar problemas teóricos em matemática pura e aplicada a partir da simulação e/ou modelagem computacional, bem como contribuir para o avanço científico nas áreas de ciências exatas e computação.

Perfil do Profissional:
O Bacharel em Matemática com ênfase em Matemática Computacional terá formação sólida em Matemática Pura e Aplicada, de modo que poderá atuar nas mesmas áreas do Bacharel em Matemática. Isto, associado a conhecimentos avançados em técnicas computacionais diversificadas, permitirá que este profissional esteja habilitado a atacar problemas complexos através de simulações e/ou modelagens Matemáticas.
O Bacharel em Matemática Computacional pode atuar em áreas como as de modelagem matemática, desenvolvimento de algoritmos, utilização de métodos computacionais em Matemática (simulação, programação simbólica, inteligência artificial), análise numérica, tratamento de dados, computação gráfica, teoria da computação, entre outras.
Além da atuação acadêmica no Ensino Superior através estudos mais avançados em Programas de Pós-graduação em diversas áreas, tal profissional pode integrar equipes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de institutos, indústrias ou empresas.

Mercado de Trabalho:
Esse profissional pode atuar em qualquer área que necessite de conhecimentos aprofundados das duas áreas: matemática e computação. Desta forma, é possível trabalhar no sistema financeiro e empresas de grande porte, que demandam logística mais apurada. “Nesses locais, eles poderão resolver questões relacionadas à logística, economia e análise de riscos de investimento”, aponta o professor Frederico Campos Filho.
O matemático computacional também é encontrado em Instituições de pesquisa, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra e em empresas geradoras de tecnologia. No ensino superior, são muitas as opções de emprego. “Temos vários concursos acontecendo para professor. É uma profissão relativamente nova, temos poucos doutores na área”, indica o professor. Outra opção de trabalho é atuar em empresas de consultoria em matemática computacional




Compartilhe esse post

0 comentários:

© 2014 Portal ICEx - DACL. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top